Rádio Pink Floyd 24 horas

Rádio Pink Floyd – 24 HORAS POR DIA, entre no universo Floydiano : Aperte Play para iniciar a rádio


Clique em curtir e ajude a divulgar o Blog

Seguidores

domingo, 29 de agosto de 2010

Wish you were here - Mais uma obra no auge do Pink Floyd


    

                  Os anos 70, essa sim é a década ouro do Pink Floyd, albuns como The dark side of the moon, The wall Wish you were here, Animals. Todos as obras geniais estão nesse período, isso ocorreu porque o Floyd estava com uma cooperação intensa, a criatividade espantosa de David Gilmou e Roger waters modelaram as maravilhosas sensações passadas por certas músicas.
     Vamos nos focar na obra Wish you were here, em que darei uma interpretação superficial das músicas e do contexto em que a banda estava, seguimos com a imagem do show pulse em que David gilmour tocava Wish you were here, a principal  música do álbum. Preste atenção no jogo de luzes do show:, é claro eu estou comentando acerca do Pulse, pq tem uma ligação com a peça principal de Wish you were here:




Bom o jogo de luzes observados remete á época inicial do Pink Floyd época essa que nos lembra claro Syd Barret, o grande influenciador e quem deu o passo inicial para o Pink Floyd se realizar na música.
  Syd Barret (http://pt.wikipedia.org/wiki/Syd_Barrett) é a alma dos Floyd em pessoa, faleceu em 2006, apesar de sair da banda em 1967, época na qual se viu afundado na dependência química, LSD principalmente, levando ao seu desligamento do grupo. Um psicodélico que influenciou de certa forma o grupo a ponto do mesmo ser conhecido pelo jogo de luzes no palco, que é o caso do Pulse ocorrido em 1995, apesar do grupo ser conhecido por fazer esse jogo de luzes desde o começo. Bom Syd barret era tão querido pela formação clássica do Pink Floyd que a música Wish you were here se refere a própria ausência de Syd da banda. A letra se encontra abaixo, com o vídeo no final, ah sim, apesar de ser uma homenagem a Barret o álbum trata ainda da indústria musical e sua relação com a banda : 






Wish You Were Here

So,
So you think you can tell
Heaven from Hell,
Blue skies from pain
Can you tell a green field
From a cold steel rail?
A smile from a veil?
Do you think you can tell?

Did they get you to trade
Your heroes for ghosts?
Hot ashes for trees?
Hot air for a cool breeze?
Cold comfort for change?
Did you exchange
A walk on part in the war
For a lead role in a cage?

How I wish, how I wish you were here
We're just two lost souls
Swimming in a fish bowl,
Year after year,
Running over the same old ground.
What have we found?
The same old fears
Wish you were here

Queria Que Você Estivesse Aqui

Então,
Então você acha que consegue distinguir
O paraíso do inferno
Céus azuis da dor
Você consegue distinguir um campo verde
de um frio trilho de aço?
Um sorriso de um véu?
Você acha que consegue distinguir?


Fizeram você trocar
Seus heróis por fantasmas?
Cinzas quentes por árvores?
Ar quente por uma brisa fria?
Conforto frio por mudança?
Você trocou
Um papel de coadjuvante na guerra
Por um papel principal numa cela?

Como eu queria, como eu queria que você estivesse aqui
Somos apenas duas almas perdidas
Nadando num aquário
Ano após ano
Correndo sobre este mesmo velho chão
O que encontramos?
Os mesmos velhos medos
Queria que você estivesse aqui

Na primeira parte da música, pode se ver que Barret
exclama aos companheiros, será que vocês fizeram a 
escolha certa, conseguiram diferenciar o certo do errado,ou seja, será que as letras condizem realmente com a proposta que tínhamos com a banda, já na outra parte eles tocam a mesma música, o que pode ser verificado por dois violões, já que Syd barret tenta tocar junto a banda, entrar novamente nesse universo que havia saído. Queria que vc estivesse aqui, representa o próprio desejo da banda para com Syd barret. Essa música foi tocada no live8, imaginem a sensação de Barret em 2005 ao ver que os companheiros estavam tocando um a música em sua homenagem depois de 24 anos.

Bom aqui nós já temos um começo dessa viagem pela obra, a principal música foi ai lançada e estarei disponibilizando pra download algumas obras, já que estamos comentando acerca de alguns. Nós já podemos agora tratar da outra temática do álbum, que é a indústria musical na qual a banda estava a essa altura trancafiada. Bom duas músicas tratam diretamente desse assunto : Welcome to the machine e Have a cigar, as duas músicas dizem realmente desse contexto, a primeira se refere já de início bem vindo á máquina, aqui( na indústria musical) nós podemos te oferecer o que um músico quer : Riqueza e fama, seja bem vindo a esse universo que é a indústria.No final da música percebemos que entramos em alguma máquina, um carro ou um elevador e subtamente nos vemos em uma festa com um som abafado, em que entra em contato com os produtores, nessa parte existe uma questão até constrangedora que é a do produtor perguntando pro Pink Floyd quem é o pink, na verdade não existe pink, ele nem sabe o que a banda quer passar, mas mesmo assim oferece pra banda o que ela quer e segue normalmente sua relação com a banda, paradoxalmente. ( O texto continua após o vídeo que se segue)...... 
.





Ao final dessa música, o som fica abafado dando começo a wish you were here descrita acima. Agora nos resta comentar é claro de Shine on you crazy diamond, o hino das sensações do Pink Floyd, a música nos guia através de uma sensação inconfundível, a guitarra de David gilmour e o teclado sensacional de Rock Wright.  A primeira faixa de oficialmente 13:36 minutos, dividida em 5 partes, lamenta a  perca de Syd barret, que brilhava bastante e por ter parado todos clamam  ''brilhe'' novamente, no começo da música uma guitarra vai desaparecendo aos poucos,podendo ser um indicador do afastamento de algo, o próprio Syd. Eles queriam Syd de volta mas não conseguiam comunicar com ele, já que estava em outro mundo. A outra parte de que vai da 6 até a 9, novamente clamam por syd e David diz calmamente e com pena: ninguém sabe onde você está, quão perto ou quão distante da realidade. Essa interpretação é um pouco superficial, abaixo se encontra um vídeo de Shine on you crazy diamond, parte 1-5.  Bom pessoal ai está um pouco do Wish you were here, no próximo post já cito o Pink Floys sem Roger com o álbum A momentary lapse of reason, com foco na música Learning to fly, mas aprendendo a voar o que, voar em que e quem aprende a voar, vamos discutir um pouco desse aspecto e já aproveito pra puxar o fio pra falar um pouco de Física, uma mecânica básica, e alguns aspectos de hidrodinânica, ahh sim e ainda aproveito pra puxar o assunto pra voos virtuais, além de curtir um Pink Floyd profundamente, eu sou piloto virtual, outro universo gigantesco que gostaria de apresetar aqui no blog, seguimos com o vídeo :  
  
Época em que Pink Floyd estava sem Roger waters:


Nenhum comentário:

Postar um comentário